Dieta de 1200 calorias: uma dieta hipocalórica bastante eficaz

A dieta de 1200 calorias é bastante restritiva, por isso é fundamental que o passo a passo seja seguido com muita disciplina e responsabilidade.

O desejo de emagrecer é um desejo já bem antigo de boa parte da população e tem sido cada vez mais intensamente buscado devido aos apelos e expansão desse mundo fitness. Uma infinidade de métodos e produtos busca auxiliar nesse processo. A dieta é um dado fundamental e por isso a dieta de 1200 calorias se tornou popular.

A dieta de 1200 calorias é uma dieta hipocalórica, ou seja, com poucas calorias, cuja premissa é fazer a pessoa gastar mais calorias do que ingere diariamente, a fim de tornar mais fácil a perda de gordura que foi acumulada no corpo.

Tudo sobre a dieta de 1200 calorias.

Tudo sobre a dieta de 1200 calorias. (Foto: Divulgação)

Uma mulher adulta consome entre 1800 a 2000 calorias por dia, em média, e com uma ingestão inferior de calorias, ela estará consumindo menos calorias do que gasta e assim conseguirá emagrecer.

Leia também:

Você já conhece o Diminut?

Vida Saúde e Beleza

Essa dieta é uma dieta restritiva. Isso quer dizer que a quantidade de comida e suas respectivas porções por refeição são menores. A quantidade recomendada de comida na dieta deve ser rigorosamente seguida. Vale lembrar também que alguns grupos alimentares não devem ser consumidos durante essa dieta.

Ela tem horários devidamente pré-estabelecidos, o que ajuda a regular o metabolismo e reeduca-lo. Além disso, esse rigor supostamente auxilia a manter a pessoa seguindo a dieta “à risca”.

Os alimentos costumam ser bem simples e fáceis de preparar. A ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia é altamente recomendada.

Durante todo o período da dieta é recomendado o acompanhamento de um nutricionista.

Dieta de 1200 calorias: passo a passo.

Dieta de 1200 calorias: passo a passo. (Foto: Divulgação)

Contraposições à respeito da dieta de 1200 calorias

Como dissemos acima, a dieta de 1200 calorias é uma dieta restritiva, ou seja, ela restringe a quantidade de alimentos que deve ser ingerida a cada refeição e durante o dia como um todo, além também de restringir certos grupos alimentares para consumo.

Um dos principais problemas de dieta desse tipo é um consumo excessivamente pequeno de calorias. Certamente que gastar mais calorias do que se consome é um ponto chave. Contudo, quando essa redução é grande, os efeitos que ela pode causar são justamente o contrário do almejado.

Quando a perda de peso é muito drástica, ela acaba não durando e todo o peso perdido acaba sendo recuperado.

Além disso, dietas muito restritivas como essa provocam uma sensação maior de fome, o que pode ser muito incômodo e acabar desmotivando a pessoa, fazendo com que a mesma caia em tentação e quebre a dieta.

Muito dos possíveis problemas dessa dieta aparecer também quando uma pessoa consome as 1200 calorias solicitadas, mas essas calorias são compostas por alimentos de apenas um ou outro grupo alimentar, o que pode acarretar deficiências no metabolismo e portanto afetar a saúde.

Dicas de dieta de 1200 calorias.

Dicas de dieta de 1200 calorias. (Foto: Divulgação)

É possível emagrecer com saúde com uma dieta de 1200 calorias?

É possível sim emagrecer com saúde, de forma eficaz, fazendo uma dieta de 1200 calorias. Essa dieta deve ser sempre acompanhada de exercícios físicos, para ajudar no processo. Fazendo uma dieta bem equilibrada, com alimentos de todos os grupos, é possível emagrecer sem grandes riscos.

Facebook Comments

POST A COMMENT.

nove − 8 =